terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bebidas I

Bebida destilada à base de cereais e zimbro. É considerada uma bebida muito forte, com teor alcóolico superior ao Whisky. Surgiu no século XVII na Holanda, embora algumas reinvindicações fossem feitas creditando sua criação à um padre na Itália. Na Holanda foi produzido como um medicamento e vendido em farmácias para tratar dores de estômago. Mais tarde , para tornar seu paladar mais agradável foi aromatizado com o zimbro.



O Cognac é um brandy ( destilado de fruta) feito de vinho duplamente destilado, produzido na região de Cognac, no Sudoeste da França. Assim como o champagne, vinho espumante exclusivo da região de Champagne , o Cognac ou conhaque , só deveria ser chamado se fosse o brandy de vinho produzido na região que lhe deu o nome, mas sabemos , popularizou-se , para o bem ou para o mal. O Cognac surgiu por volta do século XII na França. Ali se produzia um vinho inferior, branco e de graduação alcóolica muito baixa, apreciado na Grã- Bretanha e nos países escandinavos. Porém, os produtores deste vinho tinham dois incovenientes na produção, a saber: muito delicado, ele se deteriorava rapidamente e também as taxas pesadas que o governo francês aplicava sobre as bebidas exportadas. A fim de sanar tais problemas, alguns viticultores decidiram destilar uma parte do vinho. O álcool obtido, de alta graduação , muito concentrado , seria exportado e o consumidor acrescentaria, água, obtendo um novo vinho. O concentrado também seria utilizado no aumento de graduação alcóolica do vinho branco comum. Entretanto, uma parte desse álcool, não foi exportada, nem incorporada ao vinho. Simplesmente ficou envelhecendo em barris de carvalho. Com o passar do tempo essa bebida adquiriu uma cor caramelo e perdeu muito de seu ardor. Nasceu assim, o cognac, cujas melhores marcas são produzidas, justamente em Cognac, uma das cidades de Charente. Grandes casas produtoras são Remy martin, Martell, Henessy . A produção do Cognac chegou a ser ameaçada. Antes da Revolução Francesa, o país estava sofrendo uma grande crise: a falta de alimentos. Luis XV , então decretou que as plantações de uvas fossem destruidas e dessem lugar a outros alimentos necessários para a população. A maneira ideal de servir o cognac é à temperatura ambiente e em cálices bojudos, para facilitar o contato com a palma das mãos e permitir um leve aquecimento, propiciando o desprendimento dos aromas da bebida. Agitando a taça, o aroma se destaca ainda mais. E quanto mais tiver sido envelhecido em madeira, mais atraente é o seu perfume.


A produção de vinhos em Champagne se deu em meados do século V. Ao longo dos séculos reis e rainhas foram coroados e celebraram seus casamentos na catedral de Reims, no coração da região. Seus vinhos, de alta qualidade, eram oferecidos nestas ocasiões e também em recepções em homenagem aos monarcas que visitavam a França. Por volta do séculos XII os vinhos de Champagne ganharam notoriedade e passaram a ser escolhidos para celebrações e eventos importantes. Foi somente no fim do século XVII que os vinhos de champagne se tornaram espumantes. Para se obter melhores resultados o método foi sendo aprimorado, com a pressão das uvas sendo feita lenta e gradual, muito parecido com o processo atual. No começo a fermentação natural começava no outono retardando o processo com o início do frio de inverno nas adegas. Desta maneira era retida uma porção de açucar e assim que a temperatura começasse a subir com a chegada da primavera, a fermentação começava novamente. Após algum tempo os barris foram substituidos por garrafas que preservavam melhor sua efervecência. A partir de 1927 foi definida a denominação de origem controlada ( AOC) em uma área de 34000 hectares que é administrada pelo Institut National des Appellations d’Origine, cuja função é controlar a produção com base nas regras existentes para garantir a qualidade do champagne e evitar falsificações. As uvas que compõem o champagne são a Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Quatro diferentes famílias de champagnes podem ser identificadas: Champagne com CORPO Sensual , poderoso, estruturado e intenso com aromas amadeirado, especiarias e frutas vermelhas Champagne com ESPÌRITO Vivo , claro e delicado com aromas cítricos e gramíneos Champagne com CORAÇÃO Generoso com aromas de brioches , canela e mel Champagne com ALMA Maduros, completos e ricos, com sugestões de especiarias ( rosès e demis)




A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereias maltados como a cevada, a qual acredita-se que tenha sido a primeira bebida alcóolica desenvolvida pelo homem. A fabricação da cerveja é baseada num principio simples e antigos – açucares naturais de fermentação são extraidos de um malte de cereal usando água quente (amassado). Registros romanos dos primeiros séculos constam que uma bebida fermentada de cereal foi consumida regularmente na Europa. Durante mais de dois mil anos, os monges europeus produziram e consumiram cerveja por a consideravam mais saudável que a água. As diferenças de grãos e as peculiaridades no processo de maceração e fermentação determinam o tipo de cerveja produzida.





A cachaça, aguardente de cana ou pinga é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de "cachaço", o porco, e seu feminino "cachaça", a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste – os chamados catitus – era muito dura e a cachaça usada para amolecê-la. Carvalho (1988). Obtida da fermentação da cana-de-açúcar e sua posterior destilação, usada como coquetel da mundialmente conhecida Caipirinha. A diferença básica entre a aguardente de cana e a cachaça está na origem da matéria-prima. Enquanto a aguardente de cana é feita diretamente a partir do destilado da cana, a cachaça é feita a partir do melaço resultante da produção do açúcar de cana.




Um pouco menos conhecido que o seu “irmão”, o Armagnac é um eau-de-vie, feito com as mesmas uvas do Cognac, passa pelo mesmo tempo de envelhecimento em barris de carvalho, mas é na destilação que ocorre a diferença crucial entre os dois. O Armagnac é purificado apenas uma vez, o que faz dele um pouco mais aromático, aveludado e redondo, contrastando com a austeridade e potência do Cognac.

2 comentários:

flávia disse...

Amei o post,eu não sabia nada de bebida no fim,

bjs,

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br