terça-feira, 1 de setembro de 2009

O CHARME, ELEGÂNCIA É A FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O BOM VINHO.

Muita gente fala do vinho, acessório, dita moda e acaba complicando, alguns deles se anunciam até Enólogos, não é verdade! Enólogo é o profissional que se formou em enologia e trabalha dentro das famosas caves, elaborando o vinho. Ele é um profissional atualizado tecnologicamente e vive intensamente em seu Terroir a poesia do vinho e a natureza da safra.

Muita gente também orienta o consumidor a escolher seus vinhos e copos se baseando em notas ou prêmios dadas por escritores e revistas americanas. Ora! Eu poderia dizer que me lembra muito críticos de cinema – 3% gostam do mesmo filme que eles – 97% apreciam o que eles menos gostam.

Acho fundamental os amantes do vinho (Enófilos) se unirem e de maneira compromissada divulgar os melhores vinhos, os melhores copos de acordo com a característica do gosto e da gastronomia do seu país.


Mais se tratando de copos adequados para o deleite total de um bom vinho, siga as instruções:
Eles precisam ser:

Transparentes (100%) – Para a beleza estética à mesa e promover o visual das nuances de cores do vinho, o copo nunca deve ser colorido ou grosso. A alma e o espírito do vinho devem ser apreciados com muita delicadeza.

Grandes e leves – Grandes ou altos para oxigenar bem o vinho, deixar mais rápido o vinho pronto para beber. Leves para ser confortável ao gira-lo, para desprender o aroma ou o bouquet e também para ser segurado à mão por algum tempo (ex: festas, coquetéis), os copos nunca devem ter o globo com espessura grossa e nem a base pesada.

Modernos desenhos – Nos últimos 50 anos a nobreza à mesa vem mudando, tecnologicamente os copos progrediram para acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos vinhos. Beber um Pinot-Noir em um copo de Brunello, ou um Chardonnay em um copo de Cabernet-Sauvignon pode alterar de 20% a 40% o resultado do vinho.

Cuidado com os costumes antigos, aqueles que servem água no copo grande, vinho tinto em um copo menor e o vinho branco em um minúsculo copo, isto é ultrapassado e denota falta de conhecimento.

O mais importante de tudo é que os copos para serem 100% transparentes, altos, leves e com desenhos adequados aos tipos de vinhos, precisam ser produzidos por verdadeiros artistas, os melhores são os alemães e austríacos, que usam as melhores matérias primas – o cristal e o chumbo alemães e verdadeiros artistas para sopra-los.

Para você receber e servir bem, tanto em casa, como em um restaurante e poder seguir um ritual perfeito da cultura e romantismo do vinho, vou sugerir 6 maravilhosos copos que preenchem todas as necessidades de servir um pequeno, médio e grande vinho, fazendo a leitura perfeita que seu criador sonhou em um dia alguém apreciar.




A
COPO TIPO BORDEAUX
B
COPO TIPO BORGONHA
C
COPO PARA VINHO BRANCO
D
COPO PARA CHAMPAGNE
E
COPO PARA ÀGUA
F
COPO PARA ÀGUA AZUL

Nenhum comentário: