terça-feira, 15 de setembro de 2009

Bebidas II




Foi descoberta no México quando, em uma plantação dos agaves, um raio caiu e partiu o coração da planta e o seu calor queimou o seu interior durante alguns segundos. Espantados , os nativos observaram que surgiu do seu interior um néctar aromático que foi bebido e reverenciado com medo por todos. Eles consideraram um presente dos deuses. Seu surgimento deu-se em meados do século XVIII.



Saquê é uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação artificial do arroz; tomada geralmente quente e no começo da refeição. A primeira produção de saquê de que se tem notícia data do século III. e ocorreu em Nara, antiga capital japonesa. Diversas regiões do país o produzem, mas a região que leva a fama de fabricar o melhor saquê é o distrito de Fushimi, em Kyoto. Existem hoje em torno de 1.600 fabricantes de saquê no Japão. No Brasil, a bebida é produzida por empresas como a Sakura e a Azuma Kirin.




Bebida alcóolica destilada a partir da destilação do melaço. Bebida secular, de caracteristicas refinadas e aroma suave. Originalmente era produzido em Cuba. Feitos de canas frescas e do seu melaço, a bebida começou a ser apreciada no século XVII, quando foi divulgada por um poderoso medicamento capaz até de “exorcisar os demônios do corpo”. Conta-se também que seu teor alcóolico ( entre 45 e 60 %), o tornou famoso entre os piratas do século XIX , os encorajando antes de combates e servindo como moeda de troca por escravos. É produzido principalmente nas ilhas do Caribe.




Licor é uma bebida alcóolica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal. A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições. Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida. Há, porém, outras definições da bebida. Para os franceses, o licor é simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, é um drinque específico, feito à base de um destilado ao qual se adicionou, por infusão, maceração ou redestilação, raízes, cascas de árvores, flores, frutas ou sementes. Já para os norte-americanos, o termo significa o mesmo que para os ingleses, mas os primeiros ainda criam certa confusão ao chamar licores de “cordials”, xarope aromatizado com teor alcoólico baixo ou inexistente.





O Jerez é um tipo de vinho fortificado liquoroso tipico da Espanha, envelhecido no sistema de Soleira, que consiste em um conjunto de barris de madeira usados para envelhecimento de bebidas. Seu nome é derivado da região onde é elaborado , Xerez da Fronteira , em Castelhano Jerez de La Frontera.



A grappa é uma bebida com teor alcoólico de 35% a 54% em volume, a 20ºC, obtida a partir de destilados alcoólicos simples de bagaço de uva, com ou sem borras de vinhos, podendo ser retificada parcial ou seletivamente. É admitido o corte com álcool etílico potável da mesma origem para regular o conteúdo de congêneres. Licor de bagaceira ou grappa é a bebida com graduação alcoólica de 18º a 54º G.L., tendo como matéria-prima a bagaceira.

Um comentário:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Anna Amooooooooooooooooooooo... Tequila! Ariba,ariba! Kkkkkkkkkk... Bjos