terça-feira, 7 de julho de 2009

ENÓLOGO, ENÓFILO, SOMMELIER...

No mundo do vinho existem profissionais que desempenham as mais diferentes atividades. Conhecida é a importância dos enólogos, profissionais preparados em Escolas Superiores ou Faculdades na arte da elaboração do vinho. Eles são extremamente importantes da cantina para dentro. Porém, é inegável o papel relevante que desempenham os enófilos, os amantes do vinho, aqueles que, em definitivo, cumprem a função sublime de consumir o que os enólogos fazem. São a verdadeira razão da existência da uva, do vinho...e dos enólogos.



O Enófilo
Algumas pessoas confundem o significado da palavra enófilo, o amante do vinho, com a de enólogo, o elaborador do vinho.

Enófilo tem um sentido mais amplo e significa "pessoa que gosta do vinho", mas que não tem responsabilidade sobre sua elaboração.


O Enólogo
Enólogo é o profissional responsável pela elaboração dos vinhos.
A rigor, também é um enófilo, por gostar do vinho.
As legislações específicas de todos os países estabelecem os níveis de preparação e o título que devem ter os profissionais que são responsáveis pela elaboração dos vinhos e derivados.

No Chile, os engenheiros agrônomos são facultados a responder pela elaboração dos vinhos, não existindo nenhum curso de nível médio ou universitário de enologia.

Na Argentina, existe um Curso de Nível Médio e uma Faculdade onde se formam Enólogos Técnicos em Frutiolivicultura e Licenciados em Enologia.
São os únicos habilitados para responder por uma cantina.

No Uruguai, a escola é de Nível Médio e os Enólogos formandos são os únicos habilitados.

No Brasil, existe em Bento Gonçalves a Escola de Enologia, de nível médio e a Faculdade onde se formam os Tecnólogos de nível superior.


O Sommelier
O sommelier é o profissional que desempenha suas funções em restaurantes é conhecido como "o maitre das bebidas e dos charutos".

Ou seja, o sommelier deve conhecer, para poder orientar seu cliente, sobre todo tipo de bebida, desde água, café, chás e muito especialmente bebidas alcoólicas.

Atualmente, com o advento da fase dos charutos, voltou e fazer parte de suas atribuições.

"Na civilização grega, este personagem era conhecido como "arconte" ou "simposiarca", encontrado nos "simpósios" onde cumpria as funções de administrar o serviço e escolher os jarros e taças para o vinho.

Na época da Roma Imperial, localiza-se o mesmo indivíduo atuando durante os "prandii" (banquetes) com o nome de "Rex bibendi".

Nos séculos seguintes, , principalmente na época do Renascimento, todos os nobres tinham um "copeiro" auxiliado por um "garrafeiro".Já em 1700, aparece citado nos editos do duque de Savóia, com a denominação de "Somegliere di bocca e di corte" e, portava um anel com as iniciais ducais para lacrar os barris sob os seus cuidados.

Seguem-se notícias e detalhes da atividade desta personagem em todos os banquetes nas cortes européias, até chegarmos à época da grande cozinha francesa, que impôs ao mundo toda uma terminologia própria- "maitre, chef de cuisine, chef de rang" - sempre utilizada na língua original. Assim nasceu a expressão "sommelier", usada para designar o profissional encarregado do serviço do vinho".


Enólogo
Indivíduo que perante o vinho toma decisões


Enófilo
Indivíduo que perante as decisões toma vinho

Fonte




Os Tipos de Uvas



Uvas tintas



Cabernet Sauvignon
Responsável pelos grandes tintos de Bordeaux (França), sua terra natal, é o varietal tinto mais famoso e difundido do mundo. Seus vinhos são elegantes e requerem um tempo de envelhecimento para realçar as qualidades. Quando combinada com outras uvas procura-se para amenizar seu bouquet extremamente marcante e trazer um corpo mais redondo. Apresenta vinhos de cor bem escura e profunda.



Merlot





Também originária de Bordeaux, França, onde se fazem os profundos e redondos Pomerol e Saint-Émilion. Quando vinificada sozinha - sem a utilização de outros tipos de uva -, produz vinhos macios, de boa estrutura, aromáticos e de grande elegância, podendo ser consumidos ainda jovens.



Malbec

– mais uma uva originária de Bordeaux, tem sua melhor adaptação de cultivo na Argentina, produzindo vinhos vigorosos e encorpados.
Artigo publicado no site da Abracohr.
A uva malbec, recebe diversos nomes: Auxerrois no Cahors (França), sua terra de origem, Côt no Loire e Pressac em outros lugares.



Essa uva foi amplamente utilizada na região de Bordeaux, nos tradicionais cortes bordaleses, mas com a praga da Philoxera, foi perdendo espaço para outras cepas que hoje entram nestes cortes.


Na França, ela ainda é utilizada em Cahors, também integrante de um corte tradicional junto com a Merlot e a Tannat, mas vem se desenvolvendo bem, assim como na Argentina, como varietal (vinho feito a partir de uma única uva).


Na Argentina, a Malbec foi plantada na parte final do séc 19, mas foi só por volta de 1990 que os argentinos passaram a valorizar esta uva e dela fazer sua representante mais graduada dentre os vinhos de qualidade daquele país.Essa uva vem sendo cultivada em diversas partes do mundo: França, Chile, Califórnia, Austrália, Itália, mas é especificamente em Mendoza, Argentina que ela ganhou grande destaque, por fazer vinhos menos encorpados que na sua terra natal (Cahors e Loire), mas com paladar muito agradável, toques de especiarias e bom corpo.

Colaboraram neste artigo:José Eduardo Amarante Cruz, diretor teatral, empresário cultural e diretor da Beale Bebidas.11 3337-0899, http://www.beale.com.br/Alexandre Santucci, é especialista em vinhos, consultor, palestrante, apresentador e autor do “Descomplicando o Vinho” e autor teatral.11 9947-5992, http://www.santucci.com.br/, http://santucci.blogspot.com/




Pinot Noir


– originária da Borgonha, França, está presente nos mais famosos vinhos do mundo, sendo vinhos ricos e elegantes. Única uva a compor os grandes Bourgognes tintos da Côte d'Or (França). É encontrada hoje em todas as regiões vinícolas do mundo, exceto em regiões mais quentes. Sua maior característica é o aroma adocicado e nível de tanino e pigmentação inferior a outras variedades de uva vegetais e minerais. Dá origem a vinhos frescos e elegantes.



Tannat
– originária de Madiran, sul da França, é a principal uva do Uruguai, onde ocupa 30% da área de vinhedos.

Pinotage
- Marca registrada da África do Sul, seu aroma característico exibe notas de amêndoas tostadas. Os melhores produtores conseguem elaborar vinhos de longa guarda de excelentes qualidades.




Uvas brancas



Chardonnay
– a mais famosa e difundida uva branca do mundo, tem origem na Borgonha (França). Produz vinhos elegantes e ricos em aromas é considerada a melhor para vinho branco fino. É mais ácida no paladar quando usada em Champagne ou no Loire e mais suculenta nos grandes Bourgognes, em que fermenta e amadurece em tonéis de carvalho. A colheita é uma hora crucial para a produção do vinho: ela deve ser colhida no momento certo, pois com o avanço do amadurecimento há a perda de acidez, que é característica necessária para a fabricação destes vinhos.



Sauvignon Blanc
– originária da França (Bordeaux e Vale do Loire), resulta em vinhos frutados elegantes e distintos.

Riesling
– essa uva alemã produz vinhos de grande qualidade nos doces ou secos.



Semillon
mais uma uva originária de Bordeaux, França, que resulta em ótimos vinhos. Os de uva Semillon são vinhos untuosos e deliciosamente doces.



Gewürztraminer
- variação de uma uva chamada Traminer, ela é responsável por vinhos brancos de grande e intenso aroma, normalmente mais alcoólicos, produzidos na Alsace (França), em versões seca ou doce. Produz vinhos muito doces para acompanhar sobremesas.

Nenhum comentário: