quinta-feira, 30 de julho de 2009

Como Guardar um Vinho

Armazenamento



Os vinhos não foram produzidos para decorar prateleiras de cantinas ou de restaurantes, mas sim para ficarem guardados em lugares espaçosos, seco, frio, escuro e sem vibrações. A diferença entre a biblioteca e adega é que, na segunda, estão seres vivos que, se não forem bem tratados, durarão metade do tempo e Farão seus donos passarem vergonha.


Cuidados:


1 - Luz
Nunca esquecer que o vinho é um produto perecível. Deve ser protegido da luz solar, que pode provocar transformações indesejáveis.
As adegas devem ser completamente escuras. A luz artificial deve ser colocada longe das garrafas de vinho.

2 - Temperatura
O ideal é de 11° a 15° constante, se for alta, acelera o envelhecimento dos vinhos, fazendo-os perder o "bouquet" e a cor.Se esta temperatura for muito baixa, a evolução será lenta demais.A temperatura deve ser estável, sem altos ou baixos; porisso recomenda-se guarda-los em adegas especiais, conhecida também como cave.

3 - Vibrações
As vibrações causam cansaço ao vinho. Se já houver algum depósito de matéria corante, essa tende a misturar-se.

4 - Posição das garrafas
Devem-se colocar as garrafas com o rótulo para cima na posição horizontal ou inclinadas, quando se trata de vinhos tintos especiais que duram mais de dez anos, de forma que o vinho fique em contato com a rolha mantendo-a úmida para impedir seu ressecamento e entrada do oxigênio, que oxida o vinho. As guarrafas devem ser separadas por marcas, safras, regiões e cores.

5 -Envelhecimento
Deve-se acompanhar e vigiar para que o vinho se encaminhe para o ideal, nem todo vinho velho é bom e nem sempre "quanto mais velho melhor". É útil ter sempre um livro de "adega", onde se anota marca, tipo, safra, data e local da compra e sua evolução organoléptica. Sabe-se assim se um vinho está envelhecendo, melhorando ou se já atingiu o tem máximo.

6 -Estoque em geladeiras
Os vinhos não devem ser guardados em geladeira e muito menos em freezers. No caso de restaurantes que tem grande venda de vinhos, seria recomendável o estoque em geladeiras apenas dos vinhos que sairão nos dias seguintes. Ao guardar vinhos em geladeira por tempo mais longo, corre-se o risco de interromper sua evolução e o rótulo poderá descolar-se.

7 - Outros cuidados
Deve-se evitar guardar junto com os vinhos produtos com odores fortes, pois eles podem passar para os vinhos. A utilização dos inseticidas também é prejudicial.
Fonte

Nenhum comentário: