quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Queijos e Vinhos




Alouette – Queijo cremoso, de massa fresca e aerada.Vinho: Branco leve seco, como o Muscadet, do Loire ou Collio, do Friuli.

Brie – Maturado, de massa mole e casca (bolor) branca, pode ter sabor intenso.Vinho: Branco jovem, de uva Chardonnay ou Champagne.

Camembert – Sabor ligeiramente picante, macio, cremoso, com mofo branco sobre a casca.Vinho: Branco de uva Sauvignon-Blanc.

Chèvre – Preparado com leite de cabra, tem acidez elevada.Vinho: Branco com boa acidez e frescor, de uva Sauvignon-Blanc, como Sancerre ou de uva Riesling.

Emmental – Suíço, parecido com o Gruyère, com massa mais elástica grandes furos e sabor mais frutado.Vinho: Branco frutado ou Tinto de uva Pinot-Noir, como os da Borgonha (França).

Gouda – Holandês, de sabor suave, semimole, cremoso, com pequenos orifícios.Vinho: Tinto, de médio corpo, leve e frutado, complexo como a uva Sangiovese, Tempranillo.

Gorgonzola – Italiano, maturado, de leite de vaca e massa cozida, com sabor picante. É macio, consistente e ligeiramente quebradiço, caracteriza-se pelos veios azulados.Vinho: Branco doce licoroso, como o Sauternes ou Late-Harvest.

Gruyère – Queijo com orifícios arredondados, consistentes.Vinho: Indicação segue a do Emmental.

Parmesão – Maturado forte, de massa dura e textura granulada, preparado com leite semidesnatado.Vinho: Tinto encorpado (pesado na boca, em geral, bastante escuro e com teor alcoólico), como Amarone della Valpolicella, Barbaresco, Châteauneuf-du-Pape ou Brunello.

Percorino – Italiano, maduro, de massa dura, é produzido com leite de ovelha.Vinho: Tinto encorpado, como no caso do Parmesão.

Provolone – Defumado, de sabor acentuado, consistência macia e firme.Vinho: Branco seco, de uva Chardonnay ou tinto de uva Syrah.


Roquefort – Francês, maturado, de massa cozida, preparado com leite de ovelha, tem sabor picante e veios azulados.Vinho: Branco doce, como o Sauternes.
Lopes, O Homem do vinho.

Um comentário:

Cris Ventura disse...

Oi Anna! Adorei as dicas! E essa imagem do gatinho me fez riri muito! beijos!