quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Harmonize bem o vinho



Vinhos brancos com peixes, frutos do mar, risotos leves e carnes brancas, como: peru, frango e partes mais leve do porco combinam muito bem por ter em comum leveza, delicadeza e aromas delineados. A acidez e frescor do vinho branco realça o gosto das carnes brancas em geral.







Vinhos tintos com massas, risotos bem condimentados, caça, carnes de porco e de boi combinam melhor. As características técnicas do vinho tinto, seus taninos e corpo harmonizam com pratos mais robustos.







Vinhos espumantes como champagne francês e prosecco italiano combinam bem com aperitivos, fora de hora principalmente para receber as pessoas para almoçar ou jantar, pode ser servido também no prato de entrada quando for um prato leve. O champagne também é parceiro ideal para o caviar, assim como o prosecco combina muito bem com a feijoada.







Para os momentos fora de refeição como: Manhã na beira da piscina, final da tarde substituindo o "chá das cinco", os vinhos brancos leves e espumantes são mais adequados. No inverno ou em dias frios você pode servir também um tinto ou vinho do porto.







Para sobremesas procurem combinar o corpo doce do prato com o corpo e peso do vinho doce. Por exemplo: A base de chocolate os portos vão muito bem. Depois a refeição ofereça sempre um porto após o café, é um estilo inglês nobre, que denota conhecimento, classe e preocupação com o seu convidado







Regra geral: O famoso casamento entre o vinho e o prato, nasceu e continua sendo o equilibrio entre o corpo (peso) do prato com o corpo (peso) do vinho, o prato sempre adequado, e um pouco mais delicado que o vinho. Poderíamos comparar ao casamento dos seres humanos, sendo o prato a noiva e o vinho o noivo.



















Fonte

Nenhum comentário: