quarta-feira, 14 de julho de 2010

VINHO DO PORTO

Ana Menezes da grandcru, me mandou uma explicação sobre vinho do porto, ela é muito simpática e competente.

Alguns esclarecimentos sobre os estilos de vinho do Porto:

Porto Branco: ideal para aperitivo, elaborado a partir de uvas brancas,pode ser seco, doce ou muito doce, geralmente não tem longo envelhecimento em barricas

Porto Ruby: de cor intensa, encorpado e muito frutado, geralmente tem média três anos de envelhecimento em carvalho, aromas de frutas vermelhas e negras maduras, compota e especiarias;

Porto Tawny: cor aloirada, aromas delicados de baunilha e frutas secas, como nozes e amêndoas, é resultado da mistura de vários vinhos, de diversas safras,

Porto LBV: é um Ruby de safra única, selecionado por sua elevada qualidade. Engarrafado após 4 a 6 anos de estágio em barricas, tem cor rubi intensa, é encorpado e muito frutado.
Porto Colheita: é um Tawny de uma só colheita que envelheceu em cascos por um período mínimo de 7 anos.

Porto Vintage: considerado por muitos o rei dos vinhos do Porto. Elaborado com uvas de um único ano, sendo engarrafado dois a três anos após a colheita. Pode evoluir por décadas, mas encanta em qualquer fase de sua vida.

Vinhos do Porto e sua harmonização
Ao contrário do que possa parecer, o vinho do porto não é utilizado somente como vinho para aperitivos ou após as refeições, mas nos permite estabelecer diversas harmonizações.

Vinho do Porto Vintage e sua harmonização

O vinho e o queijo parecem ter sido feito uma para o outro.

Um bom exemplo é uma clássica e magnífica harmonização: queijo da Serra da Estrela (queijo feito com leite cru de ovelha, cremoso e com forte personalidade) com o Porto Vintage.


Vinho do Porto LBV (Late Bottled Vintage) e sua harmonização

Vinho de qualidade elevada proveniente de uma só colheita.

Um vinho fortificado com ótima estrutura, harmonia e equilíbrio, pode ser oferecido durante uma refeição, também é um vinho de qualidade elevada proveniente de uma só colheita. Uma ótima opção é experimentá-lo com outro prato, intercalado com outros vinhos.
Sugestão acompanhá-lo com fatias de fígado fresco de pato salteada na própria gordura e especiarias. Também combina muito bem com variados sortimentos de chocolates de texturas variadas.

Vinho do Porto Tawnies 10, 20, 30,40 anos e sua harmonização
Ótimos acompanhamentos são: arroz doce, rabanada, doces a base de ovos e amêndoas ou como digestivo após o café.
O Porto Tawny é um clássico na harmonização com algumas sobremesas típicas de Páscoa, principalmente chocolates. A potência e a doçura equilibradas deste fortificado ajudam a tornar inesquecível a harmonização com bombons, ovos de Páscoa e barras de chocolate.
Vinhos do Porto Tawnies, ruby reserva e datas de colheita
Todos vão muito bem com frutas secas (figos, nozes, avelãs, damasco, etc.), patês de presunto, com os queijos azuis (Roquefort, Stilton, Gorgonzola).
Vinho do Porto Branco e sua harmonização
Ideais como aperitivo, servido fresco, combinam com canapés, carne frias, queijos frescos.
Outra opção é servi-lo como cocktail, o excelente e refrescante "long drink" que é o Porto branco, água tônica (em iguais proporções), cubos de gelo e uma rodela de limão.
Fonte

Nenhum comentário: